domingo, 27 de novembro de 2011

Crônica - Ano V - Nº 172 - Adventos e recomeços

Neste Domingo, 27/11, começa mais um Advento. Peraí, Wanderlei... o que é o Advento?

O Advento vem do latim "adventus", e significa "chegada". Trata-se de um período onde os cristãos fazem o seu pré-Natal, preparando a festa em si com a promoção da paz, esperança, na expectativa da festa do 25 de Dezembro. A partir deste 27/11, já podem "oficialmente" serem montados os presépios, as árvores e enfeites de Natal típicos. 

No entanto, esta crônica não vai se deter nas questões mais piedosas. Ela, na verdade, faz um convite à reflexão sobre como o Advento do Natal pode (e deve) remeter a um advento próprio nosso, a um recomeço próprio na expectativa da chegada dessas festividades de final de ano.

Agora, com Dezembro à vista, são muito comuns os convites para um novo 2012, como se no dia 01/01/12 tudo fosse diferente de como era no 31/12/11, em uma numerologia de esquina. Não, aqui a questão não é ser cético com os votos de esperança e paz. : muito pelo contrário, é se afastar da numerologia e pegar carona nos motivos do Advento para aplicarmos essa resolução. Mais ainda: apegar-se ao Advento para iniciarmos uma luta nova, e não uma vida nova, como bem diz meu autor favorito.

Nos anos anteriores, com certeza fizemos propósitos de crescimento profissional e espiritual ou falamos frases como "no ano que vem, eu faço aquele esporte", "no ano que vem, eu desencalho", "no ano que vem, mudo de emprego ou paro de fumar". Entretanto, os propósitos não precisam se deter à virada de folhinha do calendário para acontecerem, pois a luta está para ser lutada durante os 365 dias do ano. Certamente muitos dos propósitos de 2010, 2009, 2008 ficaram pra trás ou mal saíram do papel, mas muito disso tem culpa pelo fato de deixarmos boa parte deles se perderem no dia 02/01, quando acaba a festa, o peru, o champanhe e os abraços e voltamos à programação normal. A vida e sua luta, nossos sonhos e projetos vão muito além do fim de mais um ano. 

Assim, o Advento convida justamente à perseverança. Tal como um carro, que sempre precisa de reabastecimento e combustível para continuar a trafegar e não o faz uma só vez no ano, assim é nossa vida. O segredo de um ano vitorioso está no quanto lutamos ao longo dele, independente do número de erros e acertos. Mas ao longo do ano todo, e não somente de um determinado período de tempo dentro do ano onde acontece a festa. Uma hora o Advento vai acabar, o Tempo Comum vai chegar de novo... e aí, o que fazemos? Vamos deixar os sonhos e resoluções para o final de 2012?

As últimas semanas, principalmente nos trabalhos na escola, mostraram que só se consegue fazer fazendo. As situações-ideais, pessoas-ideais jamais vão existir, e só "indo pras cabeças" é que podemos tirar grandes projetos do papel. O Advento convida a um esperar agindo e arriscando, com esperança na ação, e não aquela "esperança" preguiçosa, que acha que só naquele tempo oportuno, quando fizer frio, quando eu me formar, é que vai dar certo e vou agir e conquistar. Essa última só leva à formação de gente frustrada e conformada, que vai adiar para 2012, 2013, 2030 o seu crescimento em todos os aspectos.

Portanto, que o Advento de cada um de nós seja um tapa na "situação-ideal" de reflexão sobre o que fizemos que os outdoors e jingles de Natal costumam pintar nesta época. Que o advento de nossas vidas não precisem mais marcar inícios de planos sem previsão de começar (e terminar, o que é pior), mas sim recomeços de luta nos sonhos e objetivos que estamos por mirar. São esse recomeços, essa perseverança, que dão a certeza da chegada (Advento = chegada) aos objetivos, tanto os terrenos quanto o Objetivo final, aquele que verdadeiramente importa. 

São Paulo, 27/11/2011. W.E.M.

Nenhum comentário: