Este espaço que escrevo semanalmente está dedicado, desta vez, ao Aniversariante deste dia 25. Não posso deixar de homenagear, dar um pequeno presente, Àquele que sempre foi um exemplo em minha vida de virtude, luta, trabalho, compreensão, esperança, vitória, carinho, e milhões de outros adjetivos: Jesus, que hoje se faz Menino.
Faço isso me lembrando de certo fato que uma vez uma amiga comentou comigo, sobre uma festa de aniversário na qual ela ficou responsável de organizar, mas que era surpresa. Convites entregues, comes e bebes resolvidos, muita expectativa... e eis que chega o dia da festa. Todos presentes. Entretanto, um detalhe: cadê o aniversariante? Putz, que fora... justamente aquele que deveria ser o homenageado da festa acabou não participando da mesma. Esqueceram de chamá-lo...
Pois bem, essa situação inusitada não é muito diferente da que acontece, em muitas casas, no Natal. Armam a festa, chamam a todos, trazem presentes, alegria e muito mais... mas esquecem justamente do Aniversariante da noite. Esquecem muitas vezes da origem de toda essa expectativa. Esquecem do principal motivo de comemoração: o nascimento de Cristo. E o que é pior: muitas vezes nem esquecimento é. É proposital.
Caríssimos, não faço aqui uma crítica aos presentes, às festividades, ao Papai Noel. De modo algum, e muito pelo contrário. Todo esse processo que vemos e vivenciamos ao chegar o dia 25 de Dezembro são fatores que trazem um brilho todo especial à festa de Natal. O que critico é o fato de alguns tirarem os méritos de quem, no fundo e de fato, é o motivo de toda essa comemoração. Eis um exemplo: é como fazer uma grande invenção ou descoberta, e na hora de patenteá-la literalmente deixar de canto a pessoa que quebrou a cabeça inventando e colocar no lugar um de seus assistentes. Seria estranho e injusto, não?
Alguns de vocês, então, podem se perguntar: então o que eu faço? Fica aqui uma dica: até o dia 13/01 é Tempo do Natal. É só não passar indiferente aos presépios, árvores de Natal, enfeites,"papais-noéis". Basta, ao passar por estes lembretes, dizer: feliz aniversário, Jesus. A festa é sua, e obrigado por me deixar fazer parte dela.
E, para aqueles que não curtem o Natal pelos mais variados motivos (religião, por exemplo), fica mais esse lembrete: que esses fogos que vocês ouvem agora são em tributo por uma pessoa que revolucionou não uma rua, um bairro, alguns... revolucionou uma humanidade inteira, há quase 2008 anos - o que inclusive é fácil perceber só pelo calendário e a virada de ano. Isso merece aplausos, confessemos.
A todos vocês, amigos, visitantes desse perfil, etc: desejo de coração um Feliz Natal, e uma virada de ano espetacular. Sua visita é um presente. E façam o possível para que os sentimentos que trazemos à tona nesta Noite Feliz não se restrinjam ao 25/12 ou 01/01. Que eles possam durar os 365 dias do ano!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário